RPG

SISTEMA 2D6WORLD – Regras Narrativistas, Customizáveis, Genéricas, Abertas e Gratuitas para Jogos de RPG com Mestre ou Solo| POWERED BY THE APOCALYPSE

Descrição

O 2d6World é um sistema de regras customizáveis, narrativistas, livre, gratuito e aberto, especialmente criado para auxiliar Mestes, Jogadores e Criadores de Jogos no desenvolvimento de sessões, aventuras, cenários e outros materiais de RPG de foco mais narrativo. Sistema 2d6WORLD - SITE OFICIAL | Com aventuras, tutorial em video / mp3, fichas de personagens, etc. https://newtonrocha.wordpress.com/2d6world/ O Sistema 2d6World foi criado com o objetivo de ser um conjunto de regras customizáveis narrativistas, gratuito e de licença aberta, para a criação de jogos com foco na Ficção do Jogo e de fácil assimilação pelos jogadores, e também de ser de fácil customização feita pelo Mestre do Jogo para a aventura que ele quer mestrar. O 2d6World também possui um sistema de Oráculos que permite que ele seja jogado em partidas de RPG sem mestre ou RPG Solo, em partidas de RPG Cooperativo, onde dois ou mais jogadores jogam sem mestre e em partidas de RPGs Guiados, onde o Mestre do Jogo usa os Oráculos do 2d6World para tomar decisões. Esse é também o sistema base do meu jogo de rpg, o Steam Runnerz: Mercenários Transhumanos da Era do Éter, um jogo de ação e aventura steampunk mercenária com horror, que se passa em InteSteam, a Cidade Estranha em um Século 19 alternativo onde Brasil, Índia e a União Africana são as superpotências. Steam Runnerz é um jogo que mistura Pós-Colonialismo, Transhumanismo e Horror Cósmico, e que já foi definido pelos nossos jogadores testes como uma mistura de Shadowrun, SLA Industries, Cyberpunk e Castle Falkenstein com Kult e Call of Cthulhu. O Steam Runnerz RPG deverá ser lançado em 2022, por meio de Financiamento Coletivo do Catarse. Aguardem! O 2d6World é um sistema de regras customizáveis, livre, gratuito e aberto, especialmente criado para auxiliar Mestres, Jogadores e Criadores de Jogos no desenvolvimento de sessões, aventuras, cenários e outros materiais de RPG de foco mais narrativo. Como o +2d6, o 2d6World está sob uma licença Creative Commons 4.0, que permite o livre compartilhamento, adaptação, remixagem, e uso comercial desde com atribuição de autoria. O 2d6World tem como base principal de inspiração o Apocalypse World de Vincent Baker, e os jogos PbtA (Powered by the Apocalypse), jogos que usam o sistema Apocalypse World como base de inspiração. Dentre os diversos outros jogos PbtA que serviram de inspiração para as Regras Customizáveis do 2d6World estão Dungeon World de Sage LaTorra e Adam Koebel, Kult: Divinity Lost, Masks, Monsterhearts de Avery Alder, Monstro da Semana de Michael Sands, Tremulus, Sombras Urbanas de Andrew Medeiros e Mark Diaz, Sangue e Glória do Lucas “Panon” Spanholi, Dungeon World Guide do Eon Fontes-May e Seam M. Dustan, além de outros jogos narrativistas como Deloyal de Jorge Valpaços e Rafão Araújo, Blades in the Dark do Jhon Haper, além de muitos outros jogos, listados na sessão de Agradecimentos desse manual de regras. A premissa inicial do 2d6World foi a de criar um esqueleto de sistema PtbA mais genérico e com forte inspiração em Dungeon World, um dos PbtA mais populares, para servir de base para a criação de jogos e que também que sirva de uma “porta de entrada” para jogadores e mestres ao universo sensacional dos jogos PbtA (Powered By The Apocalipse). Entretanto o 2d6World tem vários elementos desenvolvidos especialmente para ele, muitos derivados do Steam Runnerz RPG , e outros inspirados em mecânicas de jogos como Arquivos Paranormais, Déloyal, Blades in the Dark, Violentina e até do meu Sistema +2d6. O sistema original do Apocalypse World, um jogo de RPG pós-apocalíptico de D. Vincent Baker e Meguey Baker , publicado em 2010 com apenas um cenário implícito, me cativou por priorizar a narrativa, exigir pouca preparação do mestre e, o mais importante, colocar os jogadores em uma posição mais proativa em relação a história que está sendo criada coletivamente. Um dos objetivos do Sistema 2d6World foi a criação de uma estrutura básica de sistema, como fiz anteriormente com o Sistema +2d6, e que pode ser baixado nesse link: https://newtonrocha.wordpress.com/sistema-de-rpg-2d6/. Por causa dessa premissa de ser tanto um sistema de jogo quanto uma ferramenta de criação de jogos, o 2d6World é muito mais genérico que os PbtA tradicionais, servindo também como um catálogo de regras e mini-sistemas que funcionam dentro da lógica dos PbtA. Você poderá usar e customizar o 2d6World para criar Manuais de Arquétipos, Cenários e Aventuras, alterando os Movimentos Básicos, os Movimentos Especiais e os Movimentos de Arquétipo, o sistema de Dano e Ferimentos, e usando as diversas regras opcionais, alterando os nomes dos Atributos, aumentando ou reduzindo os seus números, os modificadores e hackeando para criar o seu jogo do jeito que você deseja!

Gostou? Faça um PIX para o autor!
prof.newtonrocha@gmail.com

Brand Slider