Literatura

O Paradoxo do 1: um ensaio sobre mecânicas de rolagens de dados em RPGs que contabilizam sucessos e ao mesmo tempo podem ter sucessos anulados

Descrição

O Paradoxo do 1: um ensaio sobre mecânicas de rolagem de dados em RPGs que contabilizam sucessos e ao mesmo tempo podem ter sucessos anulados propõe-se a discorrer sobre um problema comum em sistemas de RPG que usam a mecânica de sucessos com anulação de resultados para mensurar o quão bem o personagem foi bem sucedido na ação pretendida. O uso da mecânica de sucessos, na qual cada dado é avaliado separadamente e apenas os que apresentam valor igual ao maior a um dado número alvo, comumente chamado dificuldade, e então contam-se os sucessos, aliado ao uso da mecânica de anulação de resultados, na qual um dado valor subtrai o total de sucessos obtidos, cria uma situação mecanicamente desconfortável: quanto mais dados lançados em um determinado teste, menores são as chances de se obter sucessos. Para descrever essa situação, cunhei o termo Paradoxo do 1, visto que sistemas que usam essas duas mecânicas concomitantemente atribuem ao resultado 1 no dado o papel de subtrair o número de sucessos obtidos.

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